Dúvidas Frequentes

Implante Dentário

Todo mundo pode fazer um tratamento com implantes?

Para que seja feita uma reabilitação com implantes, o paciente necessita de qualidade e quantidade óssea na região a ser tratada para possibilitar a fixação do implante, que posteriormente sustentará a força mastigatória.

 

Quais os exames necessários para o planejamento do tratamento com implante?

– Exames radiológicos para medição da altura, espessura e qualidade óssea
– Saber se o paciente usa ou usou medicamentos que contra-indiquem a cirurgia
– Fazer avaliação da saúde geral do paciente

 

Pode haver rejeição do implante por parte do organismo do paciente?

Cada organismo responde de forma diferente frente a instalação de um implante, seja ele qual for (dentário, ortopédico, mamário), podendo haver sim rejeição do organismo.

Porém, os implantes odontológicos são feitos de titânio, o mesmo material utilizados em placas e parafusos ortopédicos médicos. É um material biocompatível que vem sendo usado a mais de 50 anos, e desde então, o percentual de sucesso é superior a 98%.

Por isso, vale ressaltar a importância de se escolher um dentista capacitado e experiente para fazer os implantes, caso contrário os riscos de insucesso aumentam potencialmente.

Hoje o tratamento com implante dentário é a melhor escolha por ser um procedimento cirúrgico/protético seguro e previsível, que devolve a força mastigatória, o conforto da fala e a segurança ao sorrir.

Odontologia Estética

O que é uma Reabilitação Estética?

Quando um paciente perde estrutura dentária de vários dentes por cárie, traumatismo, bruxismo ou outro motivo qualquer, e necessita de uma reconstrução para resgatar a função mastigatória perdida, o tratamento mais indicado é a reabilitação oral completa.

Neste caso, utilizam-se técnicas e materiais que, além de resgatar a função, devolve a estética ao paciente reabilitado.

 

Nas reabilitações estéticas, qual o tipo de material será utilizado?

Em tratamentos de reabilitação estética podemos utilizar porcelanas ou resinas de última geração que resultarão em dentes mais claros e com formas mais alinhadas e harmônicas, seja com facetas ou lentes de contato.

Para as facetas e lentes de contato em porcelana, utilizamos a reforçada com dissilicato de lítio (comumente chamado de Emax) que proporciona maior estética e resistência às peças protéticas.

 

Qual a diferença das facetas para as lentes de contato?

A diferença é a quantidade de desgaste necessária do dente (na correção da cor, forma e angulação) para obter o resultado esperado. Tanto a faceta, quanto a lente são laminados de porcelana extremamente finos, porém a faceta de porcelana tem a espessura mínima de 2 mm e as lentes de contato são ainda mais finas que isso.

Bruxismo e Apertamento

Pacientes com bruxismo podem ser reabilitados para reaver a estética?

Pacientes que sofreram com o desgaste dentário, resultante do hábito de ranger, não só podem como devem fazer a reconstrução dos dentes para o resgate da função mastigatória e da estética do sorriso. Nestes casos, além de facetas e coroas (cobertura completa dos dentes com porcelana), é necessário que o paciente faça o uso de placas de bruxismo e aplicação de toxina para relaxamento muscular e prevenção de futuros desgastes.

Vale ressaltar, que o bruxismo e o apertamento dos dentes são doenças crônicas resultante de hábitos inconscientes que o organismo adquire frente aos sentimentos constantes de ansiedade, nervosismo, stress e agitação noturna.

Clareamento

Clareamento a laser ou caseiro?

Os clareamentos são os tratamentos mais procurados pelos pacientes. Afinal, quem não quer dentes branquinhos? É preciso esclarecer ao paciente que o melhor resultado é obtido quando as duas técnicas são associadas.

O clareamento a laser proporciona um resultado imediato, porém pode causar maior sensação de sensibilidade temporária em alguns pacientes, além de não dar estabilidade da cor atingida. Já o clareamento caseiro proporciona cores mais estáveis e menor sensibilidade, mas é um tratamento mais longo. Por isso, conjugando os dois tipos de clareamento, os resultados serão mais imediatos e duradouros.

Rejuvenescimento Facial

O que podemos fazer contra a ação do tempo?

Na face podemos reaver o volume dos tecidos faciais, através de preenchedores temporários feitos de ácido hialurônico mais consistentes, aumentando o volume de determinadas regiões e preenchendo rugas maiores.

É possível também melhorar o viço da pele com uma hidratação profunda de dentro para fora, com ácido hialurônico menos consistentes e outros bioestimuladores que diminuirão as linhas de expressão mais tênues.

Para um efeito lifting temporário, utilizam-se fios reabsorvíveis de colágeno que reposiciona a pele, devolvendo a sustentação do tecido e um rejuvenescimento discreto e natural.

Preenchimento Labial

E nos lábios, qual o tratamento pode ser proposto?

Com o passar dos anos o volume dos lábios diminui, deixando-os mais finos. Além disso, perdem o contorno natural, ficando com o aparência mais linear. Com técnicas de preenchimento específico utilizando o ácido hialurônico é possível devolver o aspecto jovial, delineamento e a hidratação labial, priorizando uma forma natural e harmônica.